Loading...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

HULK HOGAN : HISTORIA




































Terrence Gene Bollea[1][4] (Augusta, 11 de Agosto de 1953) é um lutador de wrestling profissional estadunidense, mais conhecido pelo seu ring name Hulk Hogan. Trabalhou para a World Wrestling Entertainment e World Championship Wrestling[5]. Atualmente trabalha na Total Nonstop Action Wrestling.

Venceu o WWE Championship seis vezes, o WCW World Heavyweight Championship seis vezes, e por duas vezes o AWA World Heavyweight Championship, o que faz dele campeão mundial por 14 vezes (somente Ric Flair tem mais, com 16 títulos conquistados).

Dados gerais

Um dos mais carismáticos wrestlers de todos os tempos, Hulk Hogan é um dos homens que ajudou a transformar o mundo da luta-livre profissional de uma brincadeira com fantasias em um dos bastiões do entretenimento norte americano. Seu nome é Terry Bollea, mas o mundo o conhece como "Hulk Hogan", o maior lutador de sempre. Ninguém, com exceção talvez de Frank Gotch na década de 1920, exerceu maior influência na história da Luta-livre profissional do que "Hulk Hogan". A luta livre estava presente na América do Norte por décadas, mas foi com o crescimento de Hogan que a popularidade do desporto excedeu todos os padrões anteriores. Hogan chamava as atenções não só por seus bíceps de 24 polegadas, mas por encorajar seus "pequenos Hulksters" a "Treinar, rezar, tomar vitaminas e acreditar em si mesmo".

A enorme forma física de Hogan e sua personalidade o levaram além do mundo da luta livre até aparições pessoais, endossos, ações de caridade e mais recentemente à shows na TV e filmes. Hogan é considerado uma das figuras mais conhecidas do mundo. A "Hulkamania" gerou uma série de desenhos animados bem como pôsteres, camisetas e um incontável número de produtos. Uma comparação da luta livre americana antes de sua chegada ao alcance nacional e o que ela se tornou após sua ascensão ao estrelato revela um crescimento em popularidade sem paralelo em qualquer outro desporto. O impacto de Hulk na luta livre lembra o impacto de Michael Jordan no basquete; mas enquanto Jordan revolucionou seu desporto por puro talento, a influência de Hogan se deve quase que totalmente por sua personalidade e sua habilidade de animar o público. Ele era uma figura imponente no ringue e tinha pouco além disso para mostrar. Quem conhece luta livre diria que Hogan e suas técnicas são praticamente inexistentes. Não importava que Hulk Hogan não se aperfeiçoou na luta livre e sim que pelo outro lado Hulk Hogan fez a luta livre o que ela é hoje. Vince McMahon pode ter tornado sua federação nacional, mas sua busca pelo domínio global não teria sucesso sem uma estrela que pudesse vender ingressos, encabeçar pay-per-views, e trazer o desporto à grande mídia. Se não houvesse um Hulk Hogan, há uma grande dúvida se a luta livre teria alcançado a popularidade que desfruta hoje!

Era um super-herói vivo, um exemplo no qual sua mensagem de "treino, orações, vitaminas" era também popular entre seus pais. Hulk Hogan se tornou o maior herói de seu desporto. Quando ele chocou o mundo da luta livre em 1996 no Bash at the Beach ao se tornar um vilão, ele instantaneamente se tornou o maior vilão após se tornar o maior herói, o que ajudou a impulsionar a audiência da WCW. Tudo o que ele fez parecia transcender a realidade. Ele se tornou parte da cultura americana.

Como o lutador mais dominante, um dos maiores feitos de Hogan aconteceu em 1987 quando ele executou um slam e venceu Andre the Giant, com 2,30m e 250 kg, perante o recorde mundial de público do WrestleMania III. Este ainda é o recorde de público em lugar fechado, ultrapassando recordes anteriores do Papa e dos Rolling Stones.


Hulk Hogan desde pequeno excedeu um pouco os padrões comuns, pesando 4,734 quilos à nascença. Quando era criança , assistiu às suas primeiras lutas de wrestling com o seu pai, Pete, no Tampa Armony pouco depois de a sua família se ter mudado para a Flórida.

A sua história de sucesso começou em 1967 num ginásio em Tampa, onde ele começou a praticar musculação. Depois de ter estudado gestão e música na University of South Florida, Hogan começou a treinar como lutador de wrestling em 1973.

Nos finais dos anos 70 ele começou sua carreira de lutador. Hogan sempre teve um horário extremamente ocupado, ele sempre dedicou tempo especial a visitar as crianças doentes ao longo do mundo. Sua mãe ruth era uma professora de dança. "Eu adivinho, Terry obtém cargas de perícia de ator de mim" ela contou revista de peoples em 1991. Uma caridade que está muito próximo e querida ao coração dele é a Fundação de Fazer-um-desejo da qual o Hogan é a pessoa pedida para a celebridade destes deseje as crianças. Outras organizações que o Hogan é envolvido com inclua Centro de AIDS Pediátrico, Olimpíadas Especiais e a Fundação de Luz estrelada.

1990-Hoje
Hulk Hogan no SummerSlam 2005

Durante seu auge nos anos 1980 na World Wrestling Federation como o principal herói "Hulk Hogan," Terry Bollea se tornou o mais conhecido e lucrativo lutador da história dos negócios. Após perder popularidade, um escândalo de esteróides, "aposentadorias" e ações judiciais prejudicarem sua força nos anos 1990, ele assinou com a rival da WWF, World Championship Wrestling.

Ele depois se tornou vilão em Julho de 1996, re-energizando e redefinindo sua carreira como o ambicioso e manipulador Hollywood Hogan como parte da nWo. Após a WCW terminar no início de 2001, Hogan retornou à WWE, a companhia que o fez uma mega-estrela, em Fevereiro de 2002.

Durante sua longa carreira, ele apareceu e estrelou em vários filmes e shows de TV e agora faz aparições ocasionais na World Wrestling Entertainment e agencia a carreira musical de sua filha Brooke Hogan.

Hogan é oficialmente reconhecido como 14 vezes campeão mundial pesos-pesados, desde que seus dois títulos na American Wrestling Association [AWA] foram validados em Abril de 2005. Seus fãs leais são conhecidos por "Hulkamaniacs". Hulk Hogan foi também o porta-voz do jogo Legends of Wrestling.

A última luta que teve até hoje foi no Summerslam 2006, contra Randy Orton, que o desafiara querendo o incluir em sua lista de "Lendas Mortas". Mas Hogan saiu vitorioso, provando que mesmo estando velho, ainda tem a força de um "deus do wrestling". Recentemente, Hogan assinou com a empresa TNA

Um comentário: