Loading...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

halloween artigo

HALLOWEEN
(Halloween, 1978, EUA)

Na noite de Halloween, o psicopata Michael Myers foge do hospital para doentes mentais onde fora mantido prisioneiro durante quinze anos e coloca a pequena cidade de Haddonfield em pânico.

Dirigido por Jonh Carpenter ("Christine"), "Halloween - A Noite do Terror" foi rodado em apenas 21 dias durante a primavera de 1978, com um orçamento de míseros US$ 300 mil. O resultado: um dos grandes clássicos do cinema de horror que influênciou diretamente slasher movies como "Sexta-Feira 13". Suspense dosado, tensão constante, sem derramar uma gota de sangue. Carpenter aprendeu com Hitchcock que o medo causado pelo que não se vê é muito maior, o que torna desnecessário a violência explícita. Este detalhe é o que torna, pelo menos o primeiro longa, superior a filmes similares como "Sexta-Feira 13".

A atriz Jamie Lee Curtis, que interpreta competentemente a jovem Laura Strodie (nome da primeira namorada de Carpenter), foi chamada para Halloween por causa da publicidade em torno de seu nome, já que ela é filha de Janet Leigh, que atuou em "Psicose"(de Alfred Hitchcock). Donald Pleasence vive o obestinado Dr. Loomis (o nome do personagem foi uma homenagem ao Psicose, que tinha um outro personagem de mesmo nome).

Como o orçamento para rodar 'Halloween" era reduzido, a máscara escolhida para ser utilizada pelo psicopata Michael Myers foi a mais barata encontrada numa loja próxima as locações, que era exatamente igual a utilizada por William Shatner no filme "The Devil's Rain". A máscara sofreu algumas pequenas mudanças, sendo pintada de branco, os cabelos retirados e o contorno dos olhos sofrendo modificações. Ainda para contornar problemas de orçamento, os atores usaram suas próprias roupas durante as filmagens, já que não fora contratado um figurinista e muito menos compradas roupas específicas para os personagens.

Carpenter, faz uma pequena homenagem ao filme "The Thing From Another World", de 1951 (que o próprio diretor refilmaria em 1982 como "O Enigma de Outro Mundo") no início do filme, onde vemos uma sequência em que aparece crianças assistindo na TV a exibição do filme de 1951.

"Halloween - A Noite do Terror" é o primeiro dos sete longas produzidos com o serial killer Michael Myers como personagem central (ressalva, o terceiro). Foi seguido de "Halloween 2" (1981), "Halloween 3 - A Noite das Bruxas" (1983), "Halloween 4 - O Dia das Bruxas" (1988), "Halloween 5 - A Vingança de Michael Myers" (1989), "Halloween 6 - A Última Vingança" (1995), "Halloween H20 - 20 Anos Depois" (1998) e "Halloween - Ressurreição" (2002) .

Avaliação:

FICHA TÉCNICA
.DIREÇÃO: John Carpenter.
.ROTEIRO: John Carpenter e Debra Hill.
.PRODUÇÃO: Debra Hill.
.MÚSICA: John Carpenter.
.DESENHO DE PRODUÇÃO: Tommy Lee Wallace.
.FOTOGRAFIA: Dean Cundey.
.DIREÇÃO DE ARTE: Tommy Lee Wallace e Craig Stearns.
.EDIÇÃO: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace.
.DURAÇÃO: 90 min.
.DISTRIBUÍÇÃO: Em e pela Europa Filmes.
E

L

E

N

C

O

Donald Pleasence
(Dr. Sam Loomis)
Jamie Lee Curtis
(Laurie Strode)
Nancy Kyes
(Annie Brackett)
P.J. Soles
(Lynda)
Charles Cyphers
(Xerife Leigh Brackett)
Kyle Richards
(Lindsey Wallace)
Brian Andrews
(Tommy Doyle)
John Michael Graham
(Bob)
Nancy Stephens
(Marion Chambers)
Arthur Malet
(Coveiro)
Mickey Yablans
(Richie)
Tony Moran
(Michael Myers - 21 anos)
Will Sandin
(Michael Myers - 6 anos)
Robert Phalen
(Dr. Wynn)
Sandy Johnson
(Judith Myers)
David Kyle
(Namorado de Judith)
Peter Griffith
(Pai de Laurie)
John Carpenter
(Namorado ao telefone - voz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário