terça-feira, 11 de agosto de 2009

Heavy Metal: Os dez melhores álbuns lançados em 1987

1. GUNS N' ROSES - "Appetite For Destruction"

Imagem
Axl Rose e companhia explodiram na cena com um álbum pesado e diversificado. Ele tinha baladas amigáveis para o rádio como "Sweet Child 'O Mine", hits como "Welcome To The Jungle" e "Paradise City" juntamente com músicas mais pesadas como "Night Train". As guitarras de Slash e Izzy Stradlin estavam marcantes, e o álbum completo tinha um ar de perigo e agudeza que o metal realmente necessitava na época. O GUNS N' ROSES acabaria por implodir, mas por um tempo eles estiveram no topo.

2. ANTHRAX - "Among The Living"

Imagem
O ANTHRAX é um grupo que eu vim a apreciar mais e mais conforme a passagem dos anos, e "Among The Living" foi o melhor álbum deles. As músicas tinham mensagens cativantes e mesmo assim bastante intensas e agressivas. "Caught In A Mosh" é o ponto alto do álbum, juntamente com outras grandes músicas como "Indians", "I Am The Law" e a música título. O ANTHRAX sempre foi uma banda com senso de humor que desejava passar assuntos sérios, o que era uma ótima combinação.

3. KING DIAMOND - "Abigail"

Imagem
O segundo álbum solo de KING DIAMOND foi também bastante forte e virtuoso. A performance vocal dele em "Abigail" foi marcante pois ele cantou com bastante potência e alcance. As harmonias também eram excelentes. A história do álbum também é bastante atraente e leva o ouvinte a uma conexão emocional com o material. Apesar deste ser um álbum solo, as contribuições do guitarrista Andy LaRoque e do baterista Mikkey Dee ajudaram a colocar o álbum em um nível ainda mais alto.

4. HELLOWEEN - "Keeper Of The Seven Keys Part I"

Imagem
Este foi o melhor álbum do HELLOWEEN, trazendo a banda alemã de power metal no melhor de sua forma. Este também foi o primeiro trabalho com o vocalista Michael Kiske. Ele tinha os habituais temas épicos e os vocais elevados que os fãs do grupo vieram a conhecer e amar, mas o HELLOWEEN veio com algumas das melhores músicas e performances musicais neste álbum, o que coloca ele um passo a frente do resto de seu catálogo.

5. TESTAMENT - "The Legacy"

Imagem
O TESTAMENT é uma banda de thrash da Bay Area que teve seu álbum de estreia alguns anos depois de grupos como METALLICA e MEGADETH estarem dominando a cena. Eles são bastante conhecidos dos fãs do thrash, mas nunca deram o salto para a popularidade como alguns dos seus contemporâneos. "The Legacy" seguia a marca registrada do thrash metal, mas o TESTAMENTE colocou nele seu próprio estilo e personalidade, que acabou fazendo dele único. O TESTAMENT teve diversos bons álbuns durante os anos, mas o de estreia continua sendo o melhor.

6. CELTIC FROST - "Into The Pandemonium"

Imagem
O terceiro álbum do CELTIC FROST prosseguiu a sequência deles de aparições nos meus tops anuais. Depois de "To Mega Therion", a banda encontrou grandes expectativas, e com "Into The Pandemonium" eles igualaram e até mesmo excederam estas expectativas. Em uma escolha pouco habitual, o álbum saiu com uma cover da música "Mexican Radio" do grupo de new wave WALL OF VOODOOS, e a banda mostrou muita diversidade de estilos, saindo de vocais dramáticos femininos até o estilo dark metal dos seus trabalhos anteriores.

7. VOIVOD - "Killing Technology"

Imagem
O terceiro álbum do VOIVOD continuou a evolução do grupo. Apesar deles alcançarem níveis mais altos de complexidade e tecnica de composição, "Killing Technology" mostrou que eles estavam bem no caminho. Ele funde os sons mais inteiros dos álbuns anteriores com os arranjos mais complicados e músicas mais longas. Provavelmente a melhor música deste álbum seja "Ravenous Medicine", que ainda se mantem como uma das melhores músicas do VOIVOD.

8. NAPALM DEATH - "Scum"

Imagem
O NAPALM DEATH foi um dos originadores do grindcore, e o álbum de estreia deles levou o extremo a um novo nível. A banda juntou 28 músicas caóticas em "Scum", com várias delas contendo menos de um minuto. A música era tocada em uma velocidade de quebrar pescoços com gritos e vocais ininteligíveis de Lee Dorrian. Este é um álbum poderoso e intenso, com riffs de quebrar ossos e sons rápidos de guitarra e bateria.

9. CANDLEMASS - "Nightfall"

Imagem
O álbum de estreia do CANDLEMASS foi um divisor de águas para o doom metal, mas com "Nightfall" eles foram além. Ele marcou a estreia do vocalista Messiah Marcolin, um dos melhores vocalistas do metal. Sua voz poderosa e novas perspectivas líricas, juntamente com as músicas mais lentas do CANDLEMASS, se tornaram uma combinação poderosa.

10. DEATH - "Scream Bloody Gore"

Imagem
Este é um álbum pioneiro no gênero do death metal. Apesar dele não ser tão bom como alguns dos trabalhos posteriores, o DEATH ajudou a pavimentar o caminho para um monte de bandas extremas. "Scream Bloody Gore" era cru e brutal com todos os aparatos do que viria a ser o death metal. Se você é um fã de death metal, você precisa ter este álbum para escutar como era o som no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário